sair da casa dos pais

Sair da casa dos pais: você precisa saber disso antes de tomar essa decisão

Sair da casa dos pais é um marco na vida de todas as pessoas, afinal, é a conquista da independência total. Você finalmente vai sair, chegar a hora que quer, comer a hora que bem quiser, namorar quem quiser, sem ter que dar satisfações. 

Isso é um grande passo, mas como é de se esperar, essa independência também tem seu ônus. Descubra o que você precisa saber antes de se mudar da casa dos seus pais.

O que considerar antes de sair da casa dos pais?

1 – Boletos chegam independentemente de qualquer coisa

Faça chuva ou faça sol, os boletos chegam no final do mês. Enquanto estamos na casa dos pais, esses boletos, normalmente, não passam por nós, mas quando passamos a morar só, não tem desculpa. Alguns dos boletos do final do mês são:

  • Água;
  • Energia;
  • Internet;
  • Gás e;
  • Aluguel.

Existe também o IPTU, que pode ficar por sua conta ou por conta do proprietário e, normalmente, é parcelado.

Existem também suas contas próprias, como cartão de crédito, as compras para o mês, academia etc.

Portanto, é importante saber cuidar do orçamento para que não falte nada e que todas as contas sejam pagas.

2 – As roupas e a louça não aparecem limpas como num passe de mágica

Morando com os pais, normalmente, não precisamos colocar a mão na massa. No entanto, morando sozinho as roupas não aparecem limpas do nada.

Uma solução viável é contratar alguém para ajudar na limpeza, pelo menos, uma vez a cada 15 dias, pois é mais fácil manter a casa limpa durante esse período.

3 – O aluguel tem reajuste todo ano

Se você está pensando em sair da casa dos pais para morar de aluguel, é importante lembrar que todos os anos ele sofre reajuste. Esse reajuste se chama IGPM e nós já falamos dele aqui.

É importante lembrar desse fato, pois, normalmente, dependendo da imobiliária, não se recebe aviso prévio, só recebemos o valor ajustado ou o boleto para pagar na data de pagamento do aluguel.  

4 – Aprenda algumas noções básicas de culinária

Com a diversidade de opções de aplicativos fica bem mais fácil fazer refeições, porém, para economizar dinheiro, pode ser melhor cozinhar em casa também.

Com algumas noções básicas e ingredientes simples, você pode se arriscar na cozinha e descobrir o chefe que mora em você.

Pode parecer bom comer macarrão instantâneo todos os dias para economizar, mas essa é uma péssima ideia para a sua saúde. Comece pelo mais simples, afinal, não falta tutorial no YouTube e receita na internet.

5 – É preciso ter paciência até que tudo fique do jeito que você quer

Depois de olhar as fotos no Instagram e se inspirar no Pinterest, você idealizou um estilo de decoração e as peças que quer para deixar a nova casa do jeitinho que sempre sonhou.

No entanto, nem sempre conseguimos fazer tudo de uma vez só, então tenha um pouco de paciência, que aos poucos tudo vai ficando como você idealizou.

Inclusive, essa paciência é importante até para fazer os orçamentos, pesquisar sobre comentários dos prestadores de serviço etc. Não deixe que a emoção te domine, afinal, agora você vai ser o dono da sua própria casa e precisa tomar as decisões sozinho.

6 – Você precisa de dinheiro para a mobília

O ideal é que você já tenha certa quantia na poupança que possa dedicar à mobília da casa nova. Caso contrário, você já vai começar essa nova fase cheio de dívidas. 

Tenha em mente que você vai começar tudo do zero, talvez você consiga aproveitar cama, guarda-roupa e outros itens que tinha em seu quarto.  Mas eletrodomésticos como geladeira, fogão, máquina de lavar e móveis como sofá e mesa, você precisará comprar. 

Claro que a ajuda de familiares é sempre bem-vinda, mas se você está saindo da casa de seus pais em busca de independência financeira e privacidade sabe que quando você compra as próprias coisas, tem autonomia para escolher marca, modelo, cor e preço.

7 – Sua rotina vai mudar totalmente

Cuidar de uma casa demanda tempo e responsabilidade. Limpeza, faxina e alimentação são apenas algumas das funções. Se na casa dos seus pais você está acostumado a acordar tarde, ter muito tempo livre e sair todos os fins de semana, é preciso saber que talvez você precise abdicar de alguns desses privilégios para ter sua própria casa. 

Pois, agora, além de trabalhar e/ou estudar, você também precisa cuidar da sua casa. Obviamente isso também implica em desgaste físico e mental, mas nada que não faça parte da vida adulta, além de valer a pena em troca da maturidade e independência.

8 – Prepare-se emocionalmente

É preciso ter em mente que em meio a novas responsabilidades, mudanças drásticas na rotina e a saudade daqueles com quem você  viveu a vida toda, é esperado que você enfrente crises emocionais. Mas não só isso: se você pensa que morar sozinho se resume a receber quem quiser, chegar a hora que desejar e dar festas com os amigos, está muito enganado.  

Existem dias de solidão, o vazio chega quando os amigos vão embora e deixam para trás apenas a bagunça, o cansaço bate no fim do dia e as contas podem apertar. No entanto, morar sozinho é uma experiência em busca do autoconhecimento e independência, todo mundo deve passar por isso um dia. 

Então, saiba definir o momento certo da sua vida para realizar esse sonho, pois dessa maneira você pode viver essa nova fase de forma intensa e saudável.

9 – Em vez de pagar o aluguel, você pode pagar a parcela do seu imóvel

Hoje, existem diversas facilidades para jovens que querem comprar o primeiro imóvel. O programa Minha Casa Minha Vida é um exemplo disso, pois pode conceder subsídio, parcelar em até 360 meses, usar o FGTS como entrada e pagar em parcelas que custam o valor de um aluguel.

Outros bancos também oferecem boas condições de financiamento, então pode valer a pena analisar e buscar imóveis que ofereçam boas condições, assim, você terá seu próprio imóvel e vai pagar algo que no final vai ser seu.

Se para você é mais fácil comprar o seu imóvel à vista ou vai ganhar dos pais, melhor ainda, afinal, só precisa encontrar alguém para te ajudar na faxina e pensar nos detalhes que já falamos aqui.

Inclusive, existem imóveis que são a sua cara, com espaços comuns super descolados, pensados para não afetar o meio ambiente e cheio de tecnologia. Fale com a gente que podemos te apresentar!

Como se planejar para finalmente sair da casa dos pais?

Se planeje no mínimo 1 ano antes de definitivamente sair da casa de seus pais. Coloque no papel o quanto você ganha e o quanto precisa gastar com contas fixas, como água, luz, internet, gás, aluguel, faculdade, academia, mercado, cursos, gasolina e etc. 

Some tudo isso e separe uma porcentagem para compras pessoais e lazer. Não abra mão de uma poupança, pois situações de emergência vão surgir e você precisa estar preparado.

Tenha conhecimento também dos processos burocráticos em torno do aluguel ou compra de um imóvel e mudança de endereço. Um exemplo disso é a necessidade de fiador que muitas imobiliárias pedem como garantia contra calotes. 

Converse com seus pais e peça conselhos a quem já mora sozinho há algum tempo e com planejamento e paciência, logo você terá um lugar só seu.

Isso é o que você precisa saber antes de ganhar asas e voar para os braços da independência. Agora, se você quer comprar ou alugar os imóveis mais bem localizados da cidade, fale com a gente. 

Deixe seu comentário