Comprar ou alugar? Quais questões você deve avaliar para decidir qual a melhor opção para você

Há alguns anos cheguei a uma importante decisão: sair da casa de meus pais. Mas antes de aprender como fazer de fato, eu precisava decidir também qual seria a melhor modalidade, comprar ou alugar. Obviamente eu procurei a melhor pessoa para me ajudar, aquele que sabe de tudo, o Google.

Porém não encontrei ajuda suficiente. Não por culpa do buscador, mas porque só encontrei comparações relacionadas ao âmbito financeiro. Contudo, eu precisava de mais detalhes sobre essa aventura.

Pensando nisso, juntei as questões que eu considerei importante na minha avaliação. No final eu conto qual opção escolhi.

1. Como você lida com a vizinhança

Sabe por que eu pensei nisso? Tenho um amigo que teve muitos problemas com os vizinhos de cima, pois eles tinham um filho de 3 anos que achava que arrastar os móveis muito tarde da noite era uma ótima brincadeira.

Parecia simples porque era só reclamar com o síndico e os pais para resolver, mas não foi. Nada foi resolvido e depois de muitas noites sem dormir direito ele resolveu apenas se mudar.

Você deve pensar em como você reage a essas situações e outras que podem surgir quando se mora em comunidade. Afinal você dividirá espaços em comum com outras pessoas, seja o elevador, a piscina ou a rua.

2. A idealização do sonho

Quando você decide ter o “descanso do guerreiro” é bem melhor que o lugar seja do jeitinho que você quer, não é?

Bem, se você pensa em fazer alterações e mudanças na estrutura do seu lar para deixar da maneira que você imagina, como tirar ou acrescentar paredes, pintar, trocar iluminação e decoração, avalie qual das duas modalidades se encaixa melhor nas suas expectativas, já que comprar te deixa mais livre.

Alugando você pode fazer isso também, mas dependendo do contrato você precisa deixar como recebeu na devolução do imóvel.

3. Estrutura financeira

Óbvio que a parte financeira também é importante! Antes de cogitar comprar ou alugar, você precisa avaliar os custos que você tem hoje e os que você terá quando for assumir as contas da casa sozinho.

Aproveitando, aqui tem um texto que dá dicas de como se planejar financeiramente.

Estas são avaliações interessantes a fazer:

Você possui a verba disponível de imediato para pagar ou dar a entrada?

Você não tem o valor total para pagar à vista e pensa em financiar uma parte? Para saber se vale mais a pena financiar ou alugar, veja antes se tem controle suficiente para pagar o aluguel e guardar uma parte para comprar depois de alguns anos.

O risco é não saber como o mercado imobiliário estará em 15 anos, por exemplo, o que pode fazer é uma previsão. A quem diga que a compra de imóvel é uma ótima forma de proteger seu capital da desvalorização.

Se você comprar hoje, seu imóvel estará valendo muito no futuro e terá sido um ótimo investimento. E se deixar para comprar daqui a 15 anos à vista, pode ser que o imóvel esteja custando bem mais ou vice e versa.

Veja se suas condições se encaixam nas formas de financiamento do seu banco. No financiamento você fica sabendo qual será o custo efetivo total dele e isso te ajuda a avaliar.

Se estamos comparando a locação e a compra à vista do imóvel, veja se comprar é o melhor investimento a se fazer no momento, imóveis são investimentos de baixo risco.

Mas eu digo uma coisa, a melhor coisa que eu fiz foi procurar a ajuda de um especialista. Mesmo juntando o que eu considerava importante, sentia que faltava alguns esclarecimentos mais técnicos, encontrar o imóvel que tivesse mais a minha cara e algo que se encaixasse melhor a mim.

A consultoria imobiliária auxilia a reconhecer os detalhes que fazem a diferença, além de pontos que às vezes precisamos de uma visão de fora para reconhecer. Cada pessoa tem seus sonhos e anseios e isso não pode ser medido ou comparado. Por isso, a consultoria apresenta os fatos, prós e contras e a escolha final fica ao seu critério, o que também é muito bom, porque você não se sente influenciado e sim esclarecido! E no final eu optei por comprar um imóvel e não me arrependo!

Outra coisa, no site da Triiio você pode dar uma olhada em imóveis disponíveis para comprar e alugar.

1 Comment

Join the discussion and tell us your opinion.

Henriquereply
at

Não esqueça de visitar se for casa a rua de fim de semana a noite , geralmente os bagunceiros só fazem festa,som alto neses dias,as vezes só visitando durante o dia não resolve poos a rua pode ser tranquila de dia mas a noite muda da água p vinho (experiência própria)

Leave a reply