close-up-na-mao-de-homem-com-chaves-com-esposa-do-lado-agarrada-a-seu-outro-braço

Comprar um apartamento: 5 erros que as pessoas cometem

Comprar um apartamento é um grande passo, seja o primeiro ou não, por isso, hoje vamos falar dos erros mais comuns, que muitas pessoas cometem e que podem acontecer com você. Descubra aqui.

1. Não escolher a melhor disposição

Ao comprar um apartamento em locais mais quentes, é muito importante pensar em que momento do dia o apartamento vai pegar sol. O ideal é que o sol atinja os quartos pela manhã, o que não deixa o ambiente muito quente. 

Já os apartamentos que pegam sol durante toda a tarde, tendem a deixar o clima no ambiente mais desconfortável e assim, precisar de um ar-condicionado ligado boa parte do tempo, o que pode aumentar seus custos no final do mês. Por isso, é um erro não observar isso.

2. Deixar os detalhes importantes passarem

A empolgação de comprar um novo imóvel pode, de certa forma, atrapalhar você de ver detalhes importantes, por exemplo, defeitos nos revestimentos, qualidade dos acessórios e acabamentos, nivelamento do piso ou real situação quanto a conservação do imóvel.

Por isso, quando for visitar um apartamento, novo ou usado, é importante observar os detalhes. Aqui, separamos alguns pontos importantes a observar numa vistoria.

3. Escolher um apartamento sem privacidade

Nos grandes centros, que, normalmente, são repletos de empreendimentos muito próximos, é preciso saber escolher o apartamento para que possa ter mais privacidade.

Por exemplo, muitas vezes, as janelas de prédios ao lado ficam de frente umas para as outras, fazendo com que os vizinhos consigam ver dentro do apartamento facilmente, além disso, muitas vezes há muita incidência de barulho, o que pode incomodar bastante no dia a dia. 

É preciso ficar de olho na falta de privacidade, pois com o tempo pode incomodar bastante, além disso, precisamos muito dela, principalmente em nossas casas.

4. Taxas e custos

Não estamos falando das taxas que envolvem a compra do empreendimento, por exemplo, ITBI,   mas já saiba que pode acontecer, falamos da taxa de condomínio, que deve ser paga mensalmente e o IPTU, que é pago anualmente.

O valor da taxa de condomínio é definido de acordo com os serviços oferecidos, já o IPTU considera valor venal, localidade e mais alguns detalhes para definição do valor.

Leia sobre taxa de condomínio aqui e sobre IPTU aqui.

É preciso estar ciente sobre essas taxas para avaliar os custos que o novo apartamento trará e não pesar no orçamento de surpresa.

5. Não pensar nas verdadeiras necessidades do dia a dia

Existem muitos apartamentos disponíveis no mercado, mas nem todos eles podem ter tudo que sua família precisa. Por isso, ao comprar um apartamento é preciso pesquisar bastante ou contar com a ajuda de um consultor especializado.

O que pensar como necessidade do dia a dia? O ideal é pensar em tudo que traz mais qualidade de vida.

Distância entre deslocamentos da sua rotina, como trabalho e escola dos filhos;

Serviços disponíveis nas proximidades, como supermercados, farmácias, shoppings, etc.;

Área de lazer que proporciona atividades em família, como piscina, campo etc.;

Trânsito fluente no seu percurso diário.

Pensando nessas escolhas diárias, sua moradia vai ser muito mais prática e a vida mais confortável, o que torna o imóvel um grande acerto. 

Se você está procurando um apartamento para morar, alugar ou investir, fale com a gente para te ajudarmos a fazer a melhor escolha. 

Deixe seu comentário